Publicações

Bancos podem suspender pagamentos de dívidas por até 60 dias

A Federação Brasileira de Bancos anunciou, em nota oficial, que os cinco maiores bancos associados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander) assumiram o compromisso de atender pedidos de prorrogação dos vencimentos de dívidas junto às instituições financeiras, pelo prazo de até 60 dias.

Estão aptos a requerer a prorrogação clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas cujos empréstimos tenham sido realizados diretamente com os bancos e que estejam com pagamentos em dia, observando-se o limite dos valores já desembolsados pelas instituições. Vale salientar que a prorrogação não é automática: deve ser solicitada e será analisada pelo banco.

A prorrogação não abrange as dívidas de cartões de crédito ou de cheque especial, e nem boletos de consumo geral (água, luz, telefone) e tributos, uma vez que estes se referem a serviços prestados por terceiros (operadoras de cartão, concessionárias de serviços públicos e governos).

Cada instituição irá definir o prazo e as condições dos novos pagamentos. O cliente interessado, e que se encaixar nos requisitos propostos, deverá entrar em contato com o seu banco preferencialmente por meio de telefone ou canais eletrônicos – o atendimento presencial também é possível, mas não é recomendável em vista do risco de propagação do coronavírus. Os bancos irão analisar cada caso.

Fonte: Febraban – https://portal.febraban.org.br/