No dia 7 de abril o Banco do Brasil emitiu a sua primeira Cédula de Produto Rural voltada à preservação da vegetação nativa em propriedades rurais. A iniciativa do BB oferece crédito e recursos para apoiar e fomentar a sustentabilidade no campo, ajudando no custeio da manutenção das áreas originárias. O valor, no entanto, não foi informado.
Essa modalidade de crédito é permitida pela Lei 13.986/20 e pelo Decreto nº 10.828/21. Segue os moldes da CPR Verde, criada no ano passado pelo governo federal.
De acordo com o banco, a solução agrega valor à atividade e produtos em função da adoção de ações voltadas à preservação do meio ambiente. Os valores financiáveis são estabelecidos por bioma de localização do estabelecimento rural (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal). Gera recursos sobre as áreas de vegetação nativa das propriedades rurais, como reserva legal, áreas de preservação permanente e áreas excedentes de preservação.
“Ao lançar a Cédula de Produto Rural Preservação, o Banco do Brasil estabelece um marco, cria um parâmetro de repercussão mundial quando se fala em desenvolvimento do agronegócio e preservação do meio ambiente. Esse lastro ambiental cria possibilidades para que investidores externos possam aportar recursos em nosso país com o objetivo de apoiar a preservação de nossa fauna e flora”, ressalta o presidente do BB, Fausto Ribeiro.
* Com informações do Banco do Brasil