Publicações

CEF tem linhas de crédito para implantação de sistema de energia solar

O uso de energia fotovoltaica – energia solar – está ganhando cada vez mais espaço em fazendas, sítios, empresas e, também, em residências urbanas. É uma energia limpa, sustentável, e de baixo custo de manutenção. No entanto, a implantação do sistema tem custo elevado, o que desestimula o consumidor. Para ajudar nessa dificuldade, a Caixa Econômica Federal disponibiliza quatro linhas de financiamento específicas para o agronegócio, empresas em geral, e agora, também, para pessoas físicas.

A linha de crédito para pessoa física foi anunciada neste mês, mas ainda não está em funcionamento. De acordo com o banco, o crédito pessoal Caixa Energia Renovável poderá financiar até 100% do projeto de implantação do sistema de energia solar residencial, a juros a partir de 1,17% ao mês e prazo de 60 meses para pagar. A Caixa informa, ainda, que essa linha de crédito pessoal estará disponível “em breve” nas agências, mas não confirma uma data.

Para estimular ainda mais, a CEF está dando um prazo de seis meses de carência. Ainda por cima, o crédito será oferecido em duas modalidades, uma sem garantias e outra com caução de aplicações financeiras de renda fixa.

PJ e Agronegócio

O financiamento para projetos de pessoas físicas ainda não está liberado, mas a Caixa já tem outras três linhas de crédito para energia alternativa para o agronegócio e para empresas.

A MPE Ecoeficiência é voltada para empresas. Os recursos podem ser utilizados para a compra de máquinas e equipamentos que reduzam a geração de resíduos e emissão de poluentes; compra de sistemas de geração renovável de energia, de aquecimento solar de água, para melhoria de eficiência energética e para filtragem de gases. Financia-se até 100% do bem, com 54 meses para pagar, seis meses de carência, e juros a 1,098%+TR ao mês.

Para o agronegócio, a Caixa já disponibiliza duas linhas de crédito voltadas para energia sustentável: a ABC (Agricultura de Baixo Carbono), que tem uma taxa de juros de 7% ao ano, 10 anos de prazo para pagamento com cinco anos de carência, e valor máximo de R$ 5  milhões; e o Inovagro, voltada para financiamento de máquinas e equipamentos que aumentem a produtividade e reduza impactos ambientais (valor máximo de R$ 1,3 milhão com juros de 7% ao ano, prazo de 10 anos, carência de até três anos). O Inovagro também serve para pessoa física, o que beneficia a agricultura familiar.

Energia solar

Energia Solar é uma fonte de energia alternativa, sustentável e renovável que provém da irradiação do sol. As placas solares podem ser instaladas no telhado do imóvel. Elas captam as irradiações solares e as transformam em energia elétrica própria para o consumo e conexão à rede elétrica da concessionária local. Se a captação da energia for maior do que o consumo, o saldo vira um crédito que o proprietário pode usar para abater o valor da conta de energia de outro imóvel que ele desejar.

O valor da implantação de um sistema de energia fotovoltaica depende de diversos fatores. O orçamento pode ser feito em várias empresas especializadas.