Publicações

BNDES lança crédito rural para aquisição de equipamentos

A partir de maio, o produtor rural passa a contar com mais uma possibilidade de financiamento rural para aquisição de equipamentos e máquinas agrícolas. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou uma linha de financiamento com taxa fixa, em dólares americanos.

A nova linha pode ser bem vantajosa para o produtor rural. O custo final é muito competitivo, em relação ao mercado: cerca de 7,59% ao ano, acrescido da variação cambial. Além disso, o prazo para pagamento varia de 25 a 120 meses, e o produtor ainda conta com um prazo de carência de 24 meses.

A novidade visa ampliar a mecanização, renovação e atualização tecnológica da frota de tratores e colheitadeiras agrícolas, viabilizando maior produtividade no campo.

O BNDES informou que atua com três tipos custos financeiros básicos na formação da taxa final para o financiamento Crédito Rural: Taxa Selic, TLP (Taxa de longo prazo do BNDES) ou a Taxa Fixa do BNDES. Com a criação de uma linha com taxa fixa em dólares, a expectativa é de potencial de crédito superior a R$ 2 bilhões por ano para operações que utilizem esse custo financeiro.

Para obter o financiamento, o produtor rural deve buscar um dos agentes financeiros credenciados ao BNDES, que atualmente conta com mais de 70 instituições, entre bancos públicos e privados, bancos de desenvolvimento regionais, bancos cooperativos e cooperativas de crédito, além de bancos de montadoras. No site do BNDES, é possível observar estatísticas dos principais agentes financeiros que operam a linha de crédito rural.

Informações: BNDES / Governo Federal

Leia também: BNDES cria linha de crédito para pequenos e médios produtores