O Banco do Nordeste (BNB) e o BTG Pactual Asset Management lançaram uma nova opção de crédito para produtores rurais e agroindústrias no Nordeste.
O Fiagro Nordeste oferece condições diferenciadas para financiar projetos de grande porte, reduzindo a dependência do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
O foco é atender à demanda por investimentos em infraestrutura, expansão produtiva, logística, maquinário e novas tecnologias. O fundo é destinado a agricultores que atendam aos critérios estabelecidos e que sejam aprovados em pré-análise do BTG Pactual Asset Management. A intermediação das operações será realizada pelo Banco do Nordeste.
Segundo os bancos parceiros, os aportes serão a partir de R$ 5 milhões, chegando a até R$100 milhões. A taxa de juros é atrelada à Selic. É preciso um aporte mínimo de 20% do valor total do projeto em recursos próprios.
O financiamento pode ser quitado no prazo de 2 a 10 anos.
Os interessados deverão emitir títulos financeiros, como Cédulas do Produtor Rural (CPR) ou Certificados de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA). Esses títulos serão adquiridos pelo Fiagro Nordeste, permitindo o acesso aos recursos para a execução de projetos.
O pedido de financiamento pode ser feito pela Internet, no site do BNB – https://www.bnb.gov.br/fiagro